© 2019 by CARLOS MONTEIRO. 

Carlos Monteiro

Professor

Descanso Construtivo:

O Descanso Construtivo é um dos procedimentos utilizados pela Técnica Alexander para restituir um estado de equilíbrio — psicofisico — e de bem-estar. Para o efeito o aluno(a) pode utilizar uma marquesa, carpete ou um tapete.

 

Para isso, o aluno(a) assumirá a posição como demonstrado na foto do lado direito durante 15 a 20 minutos. O objetivo desta posição denominada de semi-supino e o de tentarmos não nos mexermos ou mergulhar em qualquer pensamento que nos venha a mente. Apenas deixar-nos estar no momento presente. Com os joelhos dobrados, a coluna vertebral apoiada pela marquesa e a cabeça apoiada nos livros o aluno apenas atira a sua atenção para as partes do seu corpo que se encontram em contacto com a marquesa.

 

A parte importante deste trabalho é o de não tentarmos forçar ou pretender alterar o que quer que seja, mas sim de forma subtil atirar a nossa atenção para essas partes do nosso corpo que normalmente se encontram em estado de agitação constante permitindo que permaneçamos num estado de não reatividade.

 

Após ficarmos 10 minutos nesta posição podemos começar a percecionar o estado da nossa respiração sem pretendermos alterar o seu ritmo ou corrigir o que quer que seja, assim como ouvir os sons a nossa volta e visualizar o que nos rodeia sem forçar ou pretender corrigir o que quer que seja.

 

Os efeitos desta posição de semi-supino e o de trazer-te para um estado de menor stress, ansiedade e dor.

 

(A quantidade necessária de livros para apoio da cabeça varia de pessoa para pessoa. No entanto, utiliza o teu pulgar como meio de medida para saber a quantidade necessária.)

 

Por baixo da imagem tens um áudio que poderás utilizar como guia para experienciares o momento de não quereres atingir, mas sim de apenas estares.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now